sexta-feira, 29 de junho de 2012

Programa aL-Danças | 6ªfeira, 6 Julho 2012

18.00h Workshop de Danças Tribais Africanas

“Era uma vez uma Sementinha que há muitos anos foi plantada na Mãe Terra. Hoje, ao ritmo do tambor, desperta sensações que estão esquecidas, mas que estão guardadas no fundo do nosso coração.

O “Sementinha” foi um projecto pioneiro na cidade do Porto que nasceu em 2002 de uma paixão do Paulo das Cavernas e da Eva Azevedo pela música e dança da costa oeste de África. Ao longo dos anos desenvolveu-se com o sonho de levar esta cultura ao maior número de pessoas, classes etárias e sociais.




O Sementinha ainda não possui sede fixa, talvez seja mesmo essa ideia para poder semear a sua essência aos 4 cantos do mundo. Nosso trabalho consiste em: worshops e animações de dança e música africana, actividades para crianças, organizamos viagens de formação a África (em especial  a Burkina Faso), e formação em Portugal com Bailarinos e músicos profissionais africanos.



Eva Azevedo
Nasceu no Porto em 1977
O seu caminho artístico iniciou no Ballet Clássico, em 1983, e tem formação na área da Dança Africana a partir de 2002.  Realizou estágios intensivos no Senegal e  Guiné Conacry ( 2006), e em Burkina Faso - 2009, 2010 e 2011, sendo as duas últimas viagens apoiadas pela GDA- Gestão dos direitos dos artistas.
Formada na área da Dança Africana desde 2002, destacando as formações adquiridas com Marc Ndamou (Togo), Bóris eToni Tavares  (Cabo Verde), grupo Timbila Muzimba, Dyllu Matola e Rogério (Moçambique), Carlos Camara  (Ballet Nacional da Guiné Bissau),  Angelina Akpovo (Benin), Boyzie Cekwana (África do Sul), Abdoulaye Camará, Siré, Bouba Diakité, Mariam (Guiné Conacry). No estágio intensivo, em 2006, na Guiné Konacry estudou com o bailarino profissional Philipô. Em 2009, 2010 e 2011 em Burkina Faso, estudou dança tradicional africana e dança afrocontemporânea com Gerald Sanou Dossin, Sylvie Paulmier, Siribi Konaté, Dafra Keita, Yonogo Alidou. Emanuel Sedou, Noumoutie Reggae Ouattara, Coulibaly Cyprien, Karama Daouda, trabalhando com L´Association L´Etincelle, Espace de Danse Belle Ville, Centro Cultural Siraba e grupo Saramaya.
Iniciou profissionalmente como dançarina e coreógrafa de vários grupos em 2002.
Fundadora, bailarina e coreografa do grupo Semente. Neste momento trabalha como bailarina dos Madandza,  contudo realizou anteriormente trabalhos com Djamboonda, Rootscaravan e Le Partisan. É professora de dança africana desde 2003, tendo fundado em 2005 a Escola Sementinha. É professora de Pilates desde 2008, e desde 2002 trabalha como monitora de dança africana e de “historias que dançam” para crianças, está relacionada com a realização de vários projectos educativos/ artísticos/ sociais. Em 2002 passou  a organizar, eventos e formações na área da dança e música africana; destacando o evento “Viagem de 24h a África!”, em parceria com CFC- Contagiarte.
Sentindo necessidade de alargar a sua  formação a outras áreas artísticas frequentou: dança oriental, capoeira, salsa, merengue, dança contemporânea, contacto / improvisação, dança aérea (dança do lençol), teatro, Butôh e Movimento Orgânico, destacando Paola Moreno, Pedro Carvalho, Toni Tavares, Amélia Bentes, Kurt Koegel, Jñaki Azpillaga, Joana Providência, Armelle Devigo.
Em 2005 sentiu a necessidade de aprender mais na área da pedagogia tirou um curso de Formação de Formadores no Instituto de Artes e Ciências; Curso de técnicas de Dança na Comunidade, organizado pelo Forum Dança e NEC e realizou um estágio profissional “Histórias com Dança” -  apoiado pelo N.E.C.; curso de Cardiofitness e Musculação no Holmes Place Training Academy, e está a finalizar o Curso de Pilates MATWORK LEVEL 1 no espaço Pilates Institute..


Paulo das Cavernas
Nasceu no Porto em 1969
Iniciou os seus estudos musicais em 1985, começando o estudo das percussões em 1990. Em 2009 finalizou o  Curso de Formação de Animadores Musicais na Casa da Musica.
Desde 2002 que desenvolve a sua carreira como percussionista e guitarrista com diversos grupos.
Fundador, músico e compositor do grupo Semente. Trabalha neste momento como músico dos Madandza e,  realizou trabalhos com Djamboonda, Olivetree, Tchakare Kanyembe Kulirimar e Le Partisan.
É professor de percussão africana desde 2002, tendo fundado em 2005 a Escola Sementinha. Inicio como monitor de música e percussão em 2003, relativizando seu trablho ao musicalizar o projecto “historias que dançam” para crianças, como também em vários projectos educativos/ artísticos/ sociais. Organiza, desde 2002, eventos e formações na área da dança e música africana, destacando o evento “Viagem de 24h a África!” em parceria com CFC- Contagiarte.
Já esteve com vários mestres da percussão africana e brasileira tais como Sané Galadjio (ex-solista do ballet da Guiné-Bissau), Eduardo Campos (Curso de ritmos e técnicas de instrumentos tradicionais brasileiros), Adriano Pinto (percussionista Afro-Brasileiro de São Paulo), Nico Arniche (Uruguai), Namory Keita, Billy Konaté, etc.  Em 2006 realizou na Guiné Conacry um estágio Intensivo com Aboubacar Sylla (solista do Ballet Wassasso e balafonista do Ballet Nacional da Guiné Conacry) e com Landus (percussionista especializado no ritmo Dunumbá, aluno de Noumoudy Keita e ex-percussionista das Percussões da Guiné) . Em 2009  realizou em Burkina Faso, um curso intensivo de balafone tradicional com Sedou Dembelé do grupo Farafin Internacional e percussão tradiciconal com Dédé do grupo Troue Alla Soni. Em 2009 / 2010 realizou uma Master class de Ngoni com o professor Issouf Ouattara, organizado por L´Association L´Etincelle, em Burkina Faso, apoiado pela GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas. Em 2011, com o mesmo apoio, continuou em Burkina Faso curso intensivo de balafone tradicional com Sedou Dembelé e Issiaka Dembelé e curso intensivo de Ngoni com Sangaré Barry Iliassa.

21.30h Jam Session - Percussão






















22.30h Dj´s Músicas do Mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário