sexta-feira, 29 de junho de 2012
aL-Danças 2012 - Comidas do Mundo
Comidas do mundo
Para repôr energias, teremos tasquinha com pratos inspirados na cultura árabe e africana, mas também caipirinhas e cocktails para todos os gostos.
Programa aL-Danças | 6ªfeira, 6 Julho 2012
18.00h Workshop de Danças Tribais Africanas
“Era uma vez uma Sementinha que há muitos anos foi plantada na Mãe Terra. Hoje, ao ritmo do tambor, desperta sensações que estão esquecidas, mas que estão guardadas no fundo do nosso coração.”
O “Sementinha” foi um projecto pioneiro na cidade do Porto que nasceu em 2002 de uma paixão do Paulo das Cavernas e da Eva Azevedo pela música e dança da costa oeste de África. Ao longo dos anos desenvolveu-se com o sonho de levar esta cultura ao maior número de pessoas, classes etárias e sociais.
O Sementinha ainda não possui sede fixa, talvez seja mesmo essa ideia para poder semear a sua essência aos 4 cantos do mundo. Nosso trabalho consiste em: worshops e animações de dança e música africana, actividades para crianças, organizamos viagens de formação a África (em especial a Burkina Faso), e formação em Portugal com Bailarinos e músicos profissionais africanos.
Iniciou profissionalmente como dançarina e coreógrafa de vários grupos em 2002.
Desde 2002 que desenvolve a sua carreira como percussionista e guitarrista com diversos grupos.
O Sementinha ainda não possui sede fixa, talvez seja mesmo essa ideia para poder semear a sua essência aos 4 cantos do mundo. Nosso trabalho consiste em: worshops e animações de dança e música africana, actividades para crianças, organizamos viagens de formação a África (em especial a Burkina Faso), e formação em Portugal com Bailarinos e músicos profissionais africanos.
O seu caminho artístico iniciou no Ballet Clássico, em 1983, e tem formação na área da Dança Africana a partir de 2002. Realizou estágios intensivos no Senegal e Guiné Conacry ( 2006), e em Burkina Faso - 2009, 2010 e 2011, sendo as duas últimas viagens apoiadas pela GDA- Gestão dos direitos dos artistas.
Formada na área da Dança Africana desde 2002, destacando as formações adquiridas com Marc Ndamou (Togo), Bóris eToni Tavares (Cabo Verde), grupo Timbila Muzimba, Dyllu Matola e Rogério (Moçambique), Carlos Camara (Ballet Nacional da Guiné Bissau), Angelina Akpovo (Benin), Boyzie Cekwana (África do Sul), Abdoulaye Camará, Siré, Bouba Diakité, Mariam (Guiné Conacry). No estágio intensivo, em 2006, na Guiné Konacry estudou com o bailarino profissional Philipô. Em 2009, 2010 e 2011 em Burkina Faso, estudou dança tradicional africana e dança afrocontemporânea com Gerald Sanou Dossin, Sylvie Paulmier, Siribi Konaté, Dafra Keita, Yonogo Alidou. Emanuel Sedou, Noumoutie Reggae Ouattara, Coulibaly Cyprien, Karama Daouda, trabalhando com L´Association L´Etincelle, Espace de Danse Belle Ville, Centro Cultural Siraba e grupo Saramaya.
Fundadora, bailarina e coreografa do grupo Semente. Neste momento trabalha como bailarina dos Madandza, contudo realizou anteriormente trabalhos com Djamboonda, Rootscaravan e Le Partisan. É professora de dança africana desde 2003, tendo fundado em 2005 a Escola Sementinha. É professora de Pilates desde 2008, e desde 2002 trabalha como monitora de dança africana e de “historias que dançam” para crianças, está relacionada com a realização de vários projectos educativos/ artísticos/ sociais. Em 2002 passou a organizar, eventos e formações na área da dança e música africana; destacando o evento “Viagem de 24h a África!”, em parceria com CFC- Contagiarte.
Sentindo necessidade de alargar a sua formação a outras áreas artísticas frequentou: dança oriental, capoeira, salsa, merengue, dança contemporânea, contacto / improvisação, dança aérea (dança do lençol), teatro, Butôh e Movimento Orgânico, destacando Paola Moreno, Pedro Carvalho, Toni Tavares, Amélia Bentes, Kurt Koegel, Jñaki Azpillaga, Joana Providência, Armelle Devigo.
Em 2005 sentiu a necessidade de aprender mais na área da pedagogia tirou um curso de Formação de Formadores no Instituto de Artes e Ciências; Curso de técnicas de Dança na Comunidade, organizado pelo Forum Dança e NEC e realizou um estágio profissional “Histórias com Dança” - apoiado pelo N.E.C.; curso de Cardiofitness e Musculação no Holmes Place Training Academy, e está a finalizar o Curso de Pilates MATWORK LEVEL 1 no espaço Pilates Institute..
Paulo das Cavernas
Nasceu no Porto em 1969
Nasceu no Porto em 1969
Iniciou os seus estudos musicais em 1985, começando o estudo das percussões em 1990. Em 2009 finalizou o Curso de Formação de Animadores Musicais na Casa da Musica.
Fundador, músico e compositor do grupo Semente. Trabalha neste momento como músico dos Madandza e, realizou trabalhos com Djamboonda, Olivetree, Tchakare Kanyembe Kulirimar e Le Partisan.
É professor de percussão africana desde 2002, tendo fundado em 2005 a Escola Sementinha. Inicio como monitor de música e percussão em 2003, relativizando seu trablho ao musicalizar o projecto “historias que dançam” para crianças, como também em vários projectos educativos/ artísticos/ sociais. Organiza, desde 2002, eventos e formações na área da dança e música africana, destacando o evento “Viagem de 24h a África!” em parceria com CFC- Contagiarte.
Já esteve com vários mestres da percussão africana e brasileira tais como Sané Galadjio (ex-solista do ballet da Guiné-Bissau), Eduardo Campos (Curso de ritmos e técnicas de instrumentos tradicionais brasileiros), Adriano Pinto (percussionista Afro-Brasileiro de São Paulo), Nico Arniche (Uruguai), Namory Keita, Billy Konaté, etc. Em 2006 realizou na Guiné Conacry um estágio Intensivo com Aboubacar Sylla (solista do Ballet Wassasso e balafonista do Ballet Nacional da Guiné Conacry) e com Landus (percussionista especializado no ritmo Dunumbá, aluno de Noumoudy Keita e ex-percussionista das Percussões da Guiné) . Em 2009 realizou em Burkina Faso, um curso intensivo de balafone tradicional com Sedou Dembelé do grupo Farafin Internacional e percussão tradiciconal com Dédé do grupo Troue Alla Soni. Em 2009 / 2010 realizou uma Master class de Ngoni com o professor Issouf Ouattara, organizado por L´Association L´Etincelle, em Burkina Faso, apoiado pela GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas. Em 2011, com o mesmo apoio, continuou em Burkina Faso curso intensivo de balafone tradicional com Sedou Dembelé e Issiaka Dembelé e curso intensivo de Ngoni com Sangaré Barry Iliassa.
Programa aL-Danças | Sábado, 7 Julho 2012
18.00h Workshop de Danças Orientais
Denise de Carvalho
Bailarina, professora de Dança Oriental - Estilo Clássico Egípcio, e coreógrafa.
Desde 1999 que se dedica de corpo e alma à Dança Oriental, começando por ser aluna particular de Joana Saahirah, actualmente a viver no Cairo, estudando todo a universo inerente à mesma desde 2003 , em formato de workshops, cursos e aulas particulares, com nomes de grande renome da Dança Oriental a nível mundial (Hossam e Serena Ramzy, Londres), tendo formações constantes nos diversos estilos dentro da Dança Oriental com as "lendas vivas" egípcias (Nagwa Fouad, Aida Nour, Dr. Mo Gedawwi, Mahmoud Reda, Lucy, Mona Said, Dina, Rhanda Kamal, Momo Khadous, Zaza Hassan, Raqia Hassan, entre outros), Amir Thaleb (Argentina), Suhaila Salimpour (USA), Yousry Sheriff e Nourhan Sheriff (USA), Morocco (USA), Leila Haddad (Paris), Samira Stella (Espanha) e participando no Ahlan Wa Sahlan, Festival Internacional de Dança Oriental, no Cairo – Egipto.
Licenciada em Estudos Portugueses (Língua e Cultura).
Clássica Egípcia | Turca | Folclore
O grupo de alunas de Denise de Carvalho, apresentará um espectáculo de Danças Orientais.
domingo, 17 de junho de 2012
Voluntários Arraial 2012
Todas as actividades organizadas pela associação dependem do trabalho voluntário de sócios e não sócios que se dedicam e se empenham para a sua concretização.
Muitos são os que gostariam de ter uma participação mais activa e por vezes não conseguimos chegar até esses. Se é esse o seu caso, ou se conhece alguém que esteja disponível,
por favor contactem connosco para:
E-mail: tertulia.aljezur@gmail.com
Telem.: 969 979 550 / 936 060 808
Ou apareça espontâneamente na 6ªfeira dia 22, pelas 11h.
A sua ajuda é valiosa!
Verá que é muito recompensador contribuir para o sucesso destes eventos.
Muitos são os que gostariam de ter uma participação mais activa e por vezes não conseguimos chegar até esses. Se é esse o seu caso, ou se conhece alguém que esteja disponível,
por favor contactem connosco para:
E-mail: tertulia.aljezur@gmail.com
Telem.: 969 979 550 / 936 060 808
Ou apareça espontâneamente na 6ªfeira dia 22, pelas 11h.
A sua ajuda é valiosa!
Verá que é muito recompensador contribuir para o sucesso destes eventos.
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Arraial 2012 | Programa | Ementa
22 de Junho | 6ªFeira
Off The Lip
A Banda Jovem Revelação de Aljezur
Estes jovens, filhos de Aljezur, retrato das várias culturas que aqui se instalaram, Marcelo Oliveira, Jack Golds e Josh Gibb.
Em comum, o surf, o sotaque algarvio e a música.
Em comum, o surf, o sotaque algarvio e a música.
As suas influências musicais lembram nomes como John Butler Trio, Ben Harper, Jack Johnson, Frankie Chavez...
23 de Junho | Sabado
Burros e Artes
A Sofia von Mentzingen, mais uma vez se disponibilizou para contemplar a nossa pequenada com os seus passeios de burro.
Acabadinhos de chegar da Feira de Turismo de Vila Nova de 1000 fontes, devagarinho, a passo de burro, lá irão pelas ruelas de Aljezur, num inesquecivel passeio turístico.
19.00h. | 19.30h - Espectáculo de Dança Hip Hop - Soul Beat
Daniela Filipa Mateus Loução, Instrutora do Grupo de Hip Hop “Soul Beat” do Concelho de Odemira (Odemira, São Teotónio e Vila Nova de Milfontes), vem fazer a apresentação de um espectáculo de dança Hip Hop, com a duração de cerca de 30 minutos onde participam cerca de 25 alunos.
Este espectáculo tem como objectivos, a divulgação pública do trabalho realizado, ao longo de quatro anos, com as crianças, jovens e adultos dessas freguesias.
Após o espectáculo a Daniela realizará um Workshop de Dança Hip Hop, onde terá todos terão oportunidade de praticarem esta dança, deste modo, a Daniela pretende cativar novos adeptos/alunos para a realização de Hip Hop.
Não se atrase, isto promete aquecer!
21.00h | Música ao Vivo "SomVibes"
O Ari, novo residente na arrifana, no Restaurante Fortaleza, aceitou colaborar com o nosso arraial oferecendo a Aljezur o seu som "good vibes", (como ele intitula).
Desde a música Reggae, do rock ao forró, ele promete dar música e só não dança com o seu contagiante som, quem não pode.
- Ementa -
SARDINHA ASSADA
FRANGO NO CHURRASCO
ESPETADAS
BIFANAS NO CHURRASCO
CHOURIÇO ASSADO
CHOURIÇO ASSADO
COMIDA VEGETARIANA / SALADAS
CARACÓIS
SALADA DE POLVO
PUNHETA DE BACALHAU
BEBIDAS
- CERVEJA SAGRES
- VINHO | TINTO | BRANCO
- SANGRIA
- REFRIGERANTES
- MEDRONHO
- CAIPIRINHA | CAIPIROSKA
- MOJITO
- CUBA LIBRE
- GIN TÓNICO
A Equipa da Tertúlia deseja-lhe muita alegria!!!
(eQUIPA DO aRRAIAL 2011) |
terça-feira, 12 de junho de 2012
aL-Danças | Musicas e Danças do Mundo
PRESS RELEASE aL-DANÇAS, DIVULGUEM POR FAVOR
Músicas e danças do mundo em Aljezur
aL-Danças promete pôr as emoções ao rubro
A Tertúlia, Associação Sócio-cultural de Aljezur apresenta o aL-Danças, um festival intercultural que se irá realizar nos dias 6 e 7 de Julho no centro histórico desta vila do barrocal algarvio (Largo do Museu Municipal).
Com entrada gratuita e com o apoio da Câmara Municipal de Aljezur, o evento tem por base uma filosofia de bem-estar físico, emocional e social, apelando à diversidade cultural e à união entre povos e gerações através da dança.
Nesta primeira edição, o aL-Danças foca a sua atenção em África e no Médio Oriente, tendo como principais convidados a dançarina Eva Azevedo/ músicos do projecto Sementinha, oriundos do Porto e a bailarina de dança oriental Denise de Carvalho, proveniente de Faro.
Baseado na interactividade com o público, o objectivo do festival é incentivar todos os visitantes a intervir e a participar nas oficinas de dança, que se realizarão durante a tarde. À noite, os presentes serão convidados a participar na jam session com instrumentos de percussão no dia 6 e a assistir a uma apresentação de dança oriental no dia 7.
Além disso, não faltarão as tasquinhas com comidas do mundo, inspiradas nas culturas árabe e africana e um espaço lounge com chás e doces regionais. Para completar o cenário, haverá uma Mostra de Artesanato de vários artesãos convidados, originários dos quatro cantos do Algarve.
Além das inúmeras hipóteses de alojamento no concelho de Aljezur, haverá possibilidade de acampar nas imediações do evento, para quem quiser desfrutar em pleno do contacto com a natureza.
Para mais informações, por favor, contacte:
Tertúlia, Associação Sócio-cultural de Aljezur
Rua de Lisboa
8670-072 Aljezur
tertulia.aljezur@gmail.com
Noélia Viegas: 962891887
Elsa Ribeiro: 969979550
PROGRAMA
Dia 6 de Julho (6ªfeira)
• 18h – 20h: Workshop de danças tribais africanas com Eva Azevedo e projecto Sementinha -músicos ao vivo (Porto)- gratuito para todos os visitantes
• A partir das 18h: Tasquinhas de comidas do mundo e música ambiente
• 21h30: Jam session de percussão. Convidamos todos a trazerem instrumentos de percussão e a participar!!
• Djs de música do mundo
Dia 7 de Julho (Sábado)
• 18h – 20h: Workshop de dança oriental com Denise de Carvalho (Faro)- gratuito para todos os visitantes
• A partir das 18h: Tasquinhas de comidas do mundo e música ambiente
• 21h30: Apresentação de dança oriental: Denise de Carvalho e alunas (dança clássica egípcia, turca, folclore)
• Djs de música do mundo
Os workshops e espectáculos são de acesso gratuito para todos os visitantes do evento.
Oficina Experimental de Desenho - Junho 2012
Oficina Experimental de Desenho
17|Junho
11h00|16h00
Antiga Escola Primária do Barranco da Vaca
(a cerca de 7km de Aljezur)
com Susana de Medeiros
Nesta sessão iremos abordar o acto de desenhar a partir do pensamento oriental, mais precisamente o japonês.
A cultura oriental -India, China e Japão- exerceram um grande fascínio no mundo ocidental facto que teve repercurssões na arte europeia na última década do séc. XIX e nas duas primeiras do séc. XX. A pintura e gravura japonesas, nomeadamente a do Ukiyo-e, foram objecto de colecções reunidas por pintores e escritores como Degas, Monet, Manet e Baudelaire, entre outros. A arte do Ukiyo-e poderá ser definida como a arte das imagens do ‘mundo flutuante’. Os pintores japoneses tentaram proceder ao registo da impressão imediata do mundo que nos rodeia, sendo o mesmo tema retomado uma e outra vez- em diferentes horas do dia, em diferentes estações do ano, por exemplo.
Conversas Sobre Cinema - Junho 2012
Conversas sobre
cinema|Talking about cinema
Olhares
sobre o Outro|Looking at the Other (Egipto |Egypt)
15 Junho|15th June
21h30
Na
sede da Associação Cultural Tertúlia|at Tertúlia Cultural Association Aljezur
Original
com legendas em inglês|Original with english subtitles
Com
a projecção do documentário
português filmado no Egipto, no Cairo:
A Cidade dos Mortos - uma cidade com um
milhão de pessoas
no
interior de outra - o Cairo - situada num cemitério onde existem padarias,
cafés,escolas
para as crianças, teatros de fantoches,...
‘Inês
Gonçalves, que fez a fotografia num período do filme, disse-me.” Sérgio, isto é
impossível, uma pessoa chega aqui e por nada deste mundo acredita que é um
cemitério.(...)
‘O que gosto mais, passado algum
tempo, é a questão da espiritualidade, que não é óbvia. O que transmito no
filme é um amor das pessoa pelas pessoas, um carinho pela vida, e não mais que
isso. Acho maravilhoso que aqueles habitantes que têm um contacto diário com a
morte e com aquilo que está na origem das fraudes acerca da perda da
espiritualidade e da religião tenham uma visão tão serena do universo que causa
a fraude. Lidam com a morte muito frente a frente com a vida.’
(entrevista
de Sérge Tréfaut com Jorge Leitão Ramos)
With the projection of the Portuguese documentary filmed in Egypt ,
Cairo
The
City of the Dead - a city with a million of
inhabitants inside another city- Cairo-located at a cemetery where one can find
bakeries, cafés, school for the children puppet theatres among other things,...
Inês
Gonçalves that did the photography for the film during a certain period of time
time, told me: Sérgio, this is impossible, one arrives here and simply does not
believe this is cemetery.’
‘What I like after a while is the question of the
spirituality, which is not obvious. What I transmit in the film is the love of
the persons to each other, a love for life, nothing more than that. I think
it's wonderful that these persons despite having a daily contact with death and
with the all the circumstances that originates the frauds about the lost of
spirituality and religion still have a tranquillity, a calm vision of the
universe that is causing the fraud. They deal with death face to face with
life.’
(Sérge Tréfaut interviewed by Jorge Leitão Ramos)
terça-feira, 5 de junho de 2012
Adeus Birgit Herbers
No passado dia 30 de Maio de 2012, a nossa Vice-Presidente Birgit Herbers faleceu..
Aqui deixamos todo o nosso carinho por esta senhora, cheia de garra e sempre pronta para realizar algo.
Muito obrigado, Birgit!
Beijinhos
Aqui deixamos todo o nosso carinho por esta senhora, cheia de garra e sempre pronta para realizar algo.
Muito obrigado, Birgit!
Beijinhos
Subscrever:
Mensagens (Atom)