sábado, 30 de abril de 2016

Derivas Continentais | Ciclo 2016


Ermida de Nª Srª de Guadalupe
Xana
Floração Secreta
...
30 Abril – 03 de Junho
A intervenção do artista plástico Xana intitulada Floração Secreta integrada ciclo Derivas Continentais, que inaugura no próximo dia 30 de Abril, Sábado, às 16h00, na Ermida de Nª Srª de Guadalupe, pretende a inscrição de ícones pessoais que dialoguem com o local, construindo uma nova realidade num discurso visual subjectivo.

Neste ciclo são convidados vários artistas das artes visuais e performativas que, utilizando como mediuns o desenho, a pintura, a escultura, a instalação, o som, o movimento e a voz, irão intervir de forma temporária na Ermida partindo do mapeamento do lugar. Este mapeamento, que poderá estar ligado à geografia, à botânica, à geologia, à antropologia ou a diferentes leituras da história, irá conduzir, consoante o artista, à construção de uma pluralidade de discursos poéticos.
Xana nasceu em Lisboa em 1959 e licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1984, ano em que passa a residir em Lagos no Algarve. É co-autor do projecto de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve onde é professor convidado desde 2004.
Como artista visual realizou desde 1981 diversas exposições, cenografias ou intervenções em espaços públicos. Em 2005 a Culturgest, em Lisboa, apresentou uma selecção antológica das suas obras, intitulada "Arte Opaca e Outros Fantasmas".
Nos últimos cinco anos tem centrado o seu trabalho artístico na criação de instalações/construções temporárias de arte pública. Nesse âmbito destaca-se a construção, em 2009, um grande “Arco do Triunfo” no Passeio de Gràcia em Barcelona. Apresentou em 2010, nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, a instalação "Assembleia", integrada na exposição “Res Publica”. De Fevereiro a Junho de 2012 realizou no Museu do Chiado” a instalação “Nova Assembleia e algumas próteses”.
Constrói na primavera de 2012, no Parque de Escultura Contemporânea Almourol, Vila Nova da Barquinha, a intervenção escultórica “Uma Casa no Céu”. Em 2013 realizou a instalação "Amor Libera Lux" no âmbito da iniciativa "Vicente' 13" em Belém, Lisboa.
Xana está representado em diversos museus e colecções públicas, nomeadamente: o Museu de Serralves no Porto, Kunstlerhaus-Musonturm em Frankfurt, a Fundação Luso-Americana e Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário