Nota Biográfica
Margarida Mestre
Tem formação em Educadora de Infância (Esc. Sup. de
Educadores de Infância Maria Ulrich), Sonoplastia (I.F.I.C.T.) e Dança pelo
Fórum-dança (técnica e composição) e tem o Mestrado em Artes Performativas-
Teatro do movimento - pela E.S.T.C. de Lisboa.
Tem orientado em Lisboa e noutras cidades do país
diversos ateliers dentro da área do
corpo e da voz resultante da sua investigação e prática como performer e da sua
experiência de cruzamento entre as artes e a pedagogia. Tem sido uma das
artistas convidada para o projecto 10X10 da Fundação Calouste Gulbenkian.
Após larga formação e trabalho de interpretação com
coreógrafos nacionais e internacionais, foi bolseira em Nova Iorque onde
estudou dança no Mouvement Research e iniciou a sua aprendizagem e experiência
em redor do trabalho de voz marcadamente no laboratório LOOP do Voice Lab de
Lynn Book, onde iniciou o seu trabalho de autoria em redor do corpo e da voz.
Trabalhou na área da orientação ou composição vocal
com a coreógrafa Marina Nabais nas peças "Avesso" e "Por um
rio"; na peça "Duas sem três" com a companhia Raiz di Polón; ou
na peça "Íman" e “Força” (Companhia Maior) ambas de Filipa Francisco.
Tem desenvolvido um trabalho de Criação Artística na
área da VOZ/CORO junto de comunidades específicas tais como: o "Coral
Bestial" em Viseu; o Grupo de Cantares de Espinheiro, Alcanena; a peça
"Oxalá", criada no âmbito do Festival Circular em Vila do Conde (com
6 concertinistas e um grupo do CORPO); a Palestra/Concerto: "Alento"
em Ferreira do Alentejo; a proposta "Corações ao alto" a partir de
sonoridades de várias religiões, integrado no festival TODOS, 2013, em Lisboa;
ou ainda o “Recital Popular”, Festival Silêncio, 2015.
Estudou voz com Shelley Hirsch e Lynn Book (ambas em
N.Y.), David Moss, Japp Blonk, Miriam di Palma, Valérie Marestin, Amélia Cunni,
Nona Hendrix, Chris Mann, Michiko Hirayama no Institute for the living voice e
com Phill Minton no “Pheral Choir”- Festival CO-Lab, Porto. Em 2008 participou
no Workshop intensivo de 3 semanas: "The creative voice" orientado
por Kaya Anderson, Susanne Weins, Albino Bignamini e David Goldsworthy, no Roy
Hart International School, Malerargues, França. E em 2010, no mesmo local,
participou no workshop de Jonathan
Hart Makwaia e Rosemary Quinn.
Desenvolve um trabalho de pesquisa e experimentação em
redor do cruzamento das linguagens do texto, corpo e voz.
Sem comentários:
Enviar um comentário