terça-feira, 10 de janeiro de 2017

LINGUAJAR - projecto vocal | Margarida Mestre | Jan 2017





Nota Biográfica
Margarida Mestre
Tem formação em Educadora de Infância (Esc. Sup. de Educadores de Infância Maria Ulrich), Sonoplastia (I.F.I.C.T.) e Dança pelo Fórum-dança (técnica e composição) e tem o Mestrado em Artes Performativas- Teatro do movimento - pela E.S.T.C. de Lisboa.
Tem orientado em Lisboa e noutras cidades do país diversos ateliers dentro da área do corpo e da voz resultante da sua investigação e prática como performer e da sua experiência de cruzamento entre as artes e a pedagogia. Tem sido uma das artistas convidada para o projecto 10X10 da Fundação Calouste Gulbenkian.
Após larga formação e trabalho de interpretação com coreógrafos nacionais e internacionais, foi bolseira em Nova Iorque onde estudou dança no Mouvement Research e iniciou a sua aprendizagem e experiência em redor do trabalho de voz marcadamente no laboratório LOOP do Voice Lab de Lynn Book, onde iniciou o seu trabalho de autoria em redor do corpo e da voz.
Trabalhou na área da orientação ou composição vocal com a coreógrafa Marina Nabais nas peças "Avesso" e "Por um rio"; na peça "Duas sem três" com a companhia Raiz di Polón; ou na peça "Íman" e “Força” (Companhia Maior) ambas de Filipa Francisco.
Tem desenvolvido um trabalho de Criação Artística na área da VOZ/CORO junto de comunidades específicas tais como: o "Coral Bestial" em Viseu; o Grupo de Cantares de Espinheiro, Alcanena; a peça "Oxalá", criada no âmbito do Festival Circular em Vila do Conde (com 6 concertinistas e um grupo do CORPO); a Palestra/Concerto: "Alento" em Ferreira do Alentejo; a proposta "Corações ao alto" a partir de sonoridades de várias religiões, integrado no festival TODOS, 2013, em Lisboa; ou ainda o “Recital Popular”, Festival Silêncio, 2015.
Estudou voz com Shelley Hirsch e Lynn Book (ambas em N.Y.), David Moss, Japp Blonk, Miriam di Palma, Valérie Marestin, Amélia Cunni, Nona Hendrix, Chris Mann, Michiko Hirayama no Institute for the living voice e com Phill Minton no “Pheral Choir”- Festival CO-Lab, Porto. Em 2008 participou no Workshop intensivo de 3 semanas: "The creative voice" orientado por Kaya Anderson, Susanne Weins, Albino Bignamini e David Goldsworthy, no Roy Hart International School, Malerargues, França. E em 2010, no mesmo local, participou no workshop de Jonathan Hart Makwaia e Rosemary Quinn.
Desenvolve um trabalho de pesquisa e experimentação em redor do cruzamento das linguagens do texto, corpo e voz.

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