15 Outubro-04 Novembro
Susana de Medeiros (artista plástica)
Conceição Gonçalves (actriz)
Luís Godinho (actor)
“O que nos diz a imagem? Diz-nos o que é e não o diz.
Porque não é uma palavra. Antes, um silêncio,
uma ausência, um vazio.
O seu sentido é uma promessa de sentido
ou o silêncio do sentido que respira e transparece.
Ausência na presença plena. (...)”
in António Ramos Rosa, O centro na distância
prato de água pura para o bico do pássaro é um trabalho colaborativo entre a artista plástica Susana de Medeiros e os actores Conceição Gonçalves e Luís Godinho, título que faz referência a um dos poemas do poeta algarvio António Ramos Rosa escolhido como um dos pontos de partida do processo criativo. A água – e os ritos e mitos a ela associados – foi o elemento estruturante da instalação (patente até dia 04 de Novembro) e da peça performativa que irá decorrer durante a inauguração.
Esta é a quinta intervenção artística do Ciclo Derivas Continentais, organizado e produzido pela Associação Te rtúlia - Aljezur - no âmbito do programa DiVaM da Direcção Regional da Cultura do Algarve. Derivas Continentais é um projecto concebido por Susana de Medeiros e Conceição Gonçalves.
Notas Biográficas
Conceição Gonçalves
Estudou teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e formou-se em Ciências da Educação no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Tem o 2º ano do curso de Arteterapia Antroposófica, orientado por Maya Moussa. Frequentou váriosworkshops em áreas artísticas como o teatro, a voz, o movimento e em áreas terapêuticas como a Biossíntese e a Arteterapia. Trabalhou profissionalmente como actriz, integrou a equipa que criou o Serviço Educativo do Centro Cultural de Cascais, e trabalhou em ONG’s na área do Desenvolvimento Local. Nos últimos anos tem desenvolvido vários projectos nas áreas do teatro e do ambiente com crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, e em projectos de dinamização e animação comunitária.
Luís Godinho
Trabalha como actor desde 1998.Frequentou o Curso de Actores/Encenadores da E.S.T.C. e a École des Maîtres. Trabalhou com Ávila Costa, Mário Trigo, Madalena Vitorino, João Brites, Martim Pedroso, Ana Lacerda, Susana Arrais, Claudio Hochman, Ana Borralho e João Galante, Giacomo Scalisi, Ainhoa Vidal, Alfredo Martins, João Ricardo, Catarina Requeijo, Inês Barahona, Miguel Fragata e António Latella, com quem trabalha regularmente desde 2006 em Itália. Fez parte dos Artistas Unidos entre 2007 e 2009. Foi Assistente de Encenação de Jorge Silva Melo, António Simão, José Carlos Garcia e John Mowat.
Susana de Medeiros
Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra e em Artes Plásticas pela ESTGAD (Caldas da Rainha), actual ESAD, é também bacharel em Belas Artes pela Universidade de Nottingham Trent, Inglaterra. Frequenta várias formações na área da cerâmica – em Angra do Heroísmo, no Porto e em Riga (Academia de Belas Artes) e curtas formações na área da dança contemporânea, do movimento e da voz (com Madalena Vitorino, Clara Andermatt, Filipa Francisco,Vera Mantero, Margarida Mestre, entre outros). Lecciona actualmente no ensino universitário (Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve) e tem vindo a desenvolver projectos de educação não-formal nas áreas das artes visuais e performativas, do cinema e da mediação e promoção da leitura. Integra a Xerém – uma associação cultural com sede em Lisboa e a Tertúlia (Aljezur). Entre os locais onde desenvolveu projectos como artista plástica destacam-se Cuenca (Espanha), Maputo (Moçambique), Nottingham (Inglaterra), Nova York (E.U.A.), São Petersburgo (Rússia) e Portugal. Artista multidisciplinar (desenho, escultura, vídeo e instalação) que procura lançar pontes entre diferentes linguagens e meios expressivos
Sem comentários:
Enviar um comentário