sexta-feira, 26 de agosto de 2016

PEREGRINAÇÃO - Fortaleza de Sagres | Set 2016




























Fortaleza de Sagres
Peregrinação
A partir dos painéis de São Vicente
De 03 de Setembro a 24 de Setembro

Inauguração - 3 de Setembro (Sábado) às 16h00
Performance culinária com o chefe José Pinheiro

Artistas
Ana Celorico Machado, Christoph Rumpf, Bettina Semmer, Joana Villaverde e Pedro Leitão
Textos de Jacinto Palma Dias

“Os painéis de S. Vicente, atribuídos a Nuno Gonçalves, são um ícone da cultura portuguesa, uma referência da história da pintura em Portugal, e da História "tout cour".
Desde a sua descoberta, no final do séc. XIX, têm sido objecto de atenção e estudo por parte de gente vinda de diferentes horizontes - historiadores obviamente, mas também intelectuais, escritores, artistas, cientistas, curiosos...podemos por isso dizer que são talvez a obra de arte mais conhecida e reconhecida em Portugal.
A época e o tema retratados ligam-se ao século e à história da expansão portuguesa. E embora existam poucos dados da época que nos informem de forma exacta sobre os painéis, eles representam algo do que foi e do que é Portugal.

O Cabo de S. Vicente é um ponto último da peregrinação e do culto ao santo. Os registos do culto a S. Vicente indicam o cabo como o local onde a barca com os restos mortais do santo deram à costa, e ficaram depositados até Afonso Henriques os ter levado para Lisboa.

Nesta exposição colectiva como ponto de partida está o desejo de que a Fortaleza retomasse o seu papel de local de peregrinação e que ao longo dum período de tempo uma sucessão de intervenções plásticas lá deixassem a sua marca, como as camadas duma história que se faz, as marcas deixadas num local pelos passantes. Essas intervenções, partindo de uma interacção com o próprio monumento, remeterem para a ideia de descoberta, de estratificação do processo histórico e da sua leitura numa reinterpretação que pretende fazer a ponte com a actualidade.”
Ana Celorico Machado





Sem comentários:

Publicar um comentário