sábado, 4 de fevereiro de 2017

LINGUAJAR | Jan 2017

"Linguajar", um projecto vocal de recriação de canções tradicionais algarvias com Margarida Mestre, encheu de sons e de gente o Mercado Municipal de Aljezur nos dias 28 e 29 de Janeiro.

Neste projecto, que integra a programação do 365 Algarve, foram criadas uma série de partituras para serem cantadas ao vivo no Mercado Municipal de Aljezur convidando um público jovem e adulto da comunidade (habitantes ou visitantes) do concelho de Aljezur e de concelhos próximos, a interpretar essas mesmas partituras.
As oficinas/ensaios tiveram lugar de 16 a 20 e de 23 a 27 de Janeiro na sede da Tertúlia e no Mercado Municipal. Participaram cerca de 38 pessoas muitas delas não tendo qualquer experiência de canto. Nas apresentações no Mercado Municipal participaram 28 pessoas no primeiro e 30 pessoas no segundo dia.

As partituras criadas são uma recriação de CANÇÕES TRADICIONAIS ALGARVIAS, cantadas a capella e em registo polifónico onde existem vozes solistas e outras, em coro, que substituem instrumentos que seriam outrora de acompanhamento. 

Para além da interpretação vocal, assente em técnicas contemporâneas de interpretação, o trabalho será também o do corpo do intérprete e dos corpos em conjunto no espaço que trarão para a cena imagens porventura criadoras de imaginários antigos de conjunto, de celebração e de reunião.

A recolha feita por Michel Giacometti e mais recentemente por Tiago Pereira (“A Música Portuguesa a gostar dela própria”) e a memória daqueles que ainda vivem para contar e cantar foram fonte de aprendizagem e de inspiração do património musical orquestrado por Margarida Mestre. 

Este projecto vocal foi produzido por Conceição Gonçalves e Susana de Medeiros da Associação Tertúlia.


Sem comentários:

Enviar um comentário