quarta-feira, 8 de junho de 2016

VIRGEM NEGRO | ZÉ EDUARDO | 2016

11 de Junho
Ermida de N. Sra. de Guadalupe
Ciclo Derivas Continentais

virgem negro
Intervenção da artista plástica Ana André(16h00)
Concerto Jazz com Zé Eduardo e Hilária Kramer(17h00)


A intervenção da artista plástica Ana André intitulada virgem negro, a segunda do Ciclo Derivas Continentais, que inaugura dia 11 de Junho às 16h00, na Ermida de N. Sra. de Guadalupe, tomará a forma de livro. As folhas são superfícies de pintura preparadas para receber o traço, o registo (ou o rasto) da paisagem. A pintura de paisagens nocturnas é começada do negro para a luz. A noite é o principio — o ponto de partida.
As superfícies têm dimensões variadas, estão preparadas para dar uma boa aderência à tinta. As marcas deixadas pelo processo de construção e preparação das superfícies são parte das condicionantes, estruturam, estão presentes ao longo de todo o processo e influenciam as decisões.
O que se vê e o que não se vê, são ambos partes importantes afirma a artista.

No mesmo dia às 17h00 o contrabaixista português Zé Eduardo e a trompetista suíça Hilária Kramer apresentam um conjunto de composições Jazz.

Ana André
Em 2016 completa a Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve. Estuda Arquitectura na Universidade Lusíada que troca pelos estudos em Pintura e Desenho no Ar.Co, Lisboa, vindo a concluir aí o Plano de Estudos Completo em 1997. A prática da Pintura e Desenho são uma constante desde 1990. A partir de 2013, incentivada pelo curso de Artes Visuais da Ualg, outras disciplinas artísticas são exploradas - Fotografia, Vídeo e Instalação.
Exposições (1995-2016):(DES)ENVOLVIMENTOS EMERGENTES, Palácio da Galeria, Tavira/A22 Exposição de finalistas de Artes Visuais da UALG. Fábrica da Cerveja, Faro/ Humidade na Parede, Artadentro, Faro. Integrado na Trienal de Desenho/ Instantanés , Centro Cultural de São Lourenço, Loulé. (cat.)/Radiação, edição 0, 1 e 2 - projecto de Rádio Arte com edição de um CD, comissariado/ Artadentro, RUA FM (Rádio Universitária do Algarve), Faro / Incito, (c/ Vasco Vidigal, Teresa Ramos e Manuel Rodrigues),Artadentro, Faro/ 5 Artistas de Faro, Centro Cultural de São Lourenço, Loulé / Artistas a Sul, Trem, Galeria Municipal de Arte, Faro/ Around, DTKprosjektgalleri, Oslo./ na cozinha dos artistas, Centro Cultural de São Lourenço, Loulé. (cat.)/ Em Andamento, Artadentro – Arte Contemporânea, Faro /TRACTOR. Faro, Capital Nacional da Cultura 2005, Fábrica da Cerveja, Faro (cat.)/ Pintura, Artadentro, Faro./ Pintura, Galeria Paula Fampa, Braga / Bolseiros e Finalistas do Ar.Co, Lisboa. (cat.)/Bienal de Escultura e Desenho das Caldas da Rainha. (cat.)

José Eduardo
Conhecido pelo nome artístico de Zé Eduardo, é um conceituado contrabaixista, pianista, compositor e pedagogo de jazz. Fundador e director da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal em Lisboa, foi também director pedagógico do "Taller de Músics de Barcelona" (Barcelona) entre 1983 e 1990. Foi convidado para lecionar na pós-graduação em Pedagogia do Jazz e em Contrabaixo na Universidade da Catalunha. É consultor pedagógico na Escola de Artes de Sines. Zé Eduardo é uma figura importante do Jazz em Portugal nas últimas décadas, e a ele se pode atribuir alguns dos grandes momentos daquele género em Portugal, bem como a responsabilidade do aparecimento de toda uma nova geração de bons músicos de jazz, em Portugal e em Espanha. No Algarve, onde reside desde 1995, criou e dirigiu entre 1995 e 2000 a Big Band "Jazz na Filarmónica" sendo também, desde o mesmo ano, diretor artístico do "Festival Internacional de Jazz de Faro - Jazz no Inverno".

Hilária Kramer
Hilária Kramer é uma trompetista muito conhecida nos circuitos do Jazz na Suíça e, de uma forma geral, nos países de língua germânica, mas pouco conhecida em Portugal. Frequenta o St. Gallen Jazz School (sob a direcção de Benny Bailey e Art Lande). Em Itália integra o quinteto de Claudio Fasoli, com Giannantonio de Vincenzo e com Gianluigi Trovesi. Em 1989 lança o seu primeiro álbum com um quarteto- Hilária Kramer Quartet. No mesmo ano, com Mathias  Ruegg, desenvolve um projecto no Art Orchestra Viena- Fe & Males.Toca com diferentes músicos e em diversas formações. Interessa-se também por música electrónica e multimédia integrando o Halb Ciber e Zappatronix. De 2005 a 2010 foi um dos membros do conselho da SMS Syndicate (Música Suiça) – a associação profissional de jazz  e de improvisação suiça. Foi, até 2014, a presidente do Ticino Musica Associazione Improvisata.

Sem comentários:

Enviar um comentário